top of page

André Juarez

Artista.jpeg
André Juarez_2.jpeg
André Juarez_3.jpg

Vibrafonista, maestro, compositor e arranjador,  graduado Magna Cum Laude pela Berklee College of Music (Boston) onde teve como mentores os vibrafonistas Gary Burton, Ed Saindon, Dave Samuels, Victor Mendoza e Jean Baptiste-Boclé. Possui títulos de Bacharel em Música pela UNESP, e de Mestre em Artes pela UNICAMP.  Atualmente é doutorando em Etnomusicologia (salsa) pela UFPR sob orientação do Prof. Dr. Edwin Pitre, e traz em seu currículo extensa atividade musical (didática e artística).

 

É regente e professor de estruturação musical no CORALUSP desde 1988, tendo também lecionado teoria da música, percepção e prática instrumental por dez anos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP -1990 a 2000),  onde criou o Grupo de Percussão em 1992.

Atuante no campo da música popular e erudita, já se apresentou por todo o Brasil, em vários países europeus e da América Latina, no Japão e nos Estados Unidos, ao lado de músicos consagrados. Atuou também como solista de diversas orquestras, sob a regência de maestros de renome internacional.

Dentro de seu repertório de concerto, além de suas transcrições de obras tradicionais (Mozart, Bach e Vivaldi), possui também obras que lhe foram dedicadas: “Concerto para Marimba, Vibrafone e Cordas” de Almeida Prado, “Concerto para Marimba” de Ernst Mahle, “Concerto para Vibrafone e Orquestra” (prêmio APCA-1997) de Edmundo Villani-Côrtes, sua obra autoral “Suíte Bacante” (p/ vibrafone e orquestra), além de mais de 40 solos escritos por significativos compositores brasileiros para seu CD “Vibrafone Solo”, de 1997, e lançado pela Gravadora Eldorado.

Ao todo já gravou 19 CDs autorais, e fez inúmeras participações em trabalhos de artistas de variados estilos.

 

Conquistou em 2001 o prêmio “Bolsa Virtuose” concedido pelo Ministério da Cultura a artistas brasileiros de destaque no cenário nacional (mais dois anos na Berklee College of Music), bem como os prêmios ProAc Edital da Secretaria da Cultura de SP, o Premio SESI,  o prêmio USP de Intercâmbio Internacional, o ProAc ICMS (4 vezes), e a Lei Rouanet com o projeto “Vibrafone Brasileiro”.

 

Já atuou como vibrafonista em várias bandas: Edwin Pitre & Son Caribe, Grupo Carcará, Light Jazz Trio, Benny Goodman Sextet Revival, Mental Abstrato, The Central Stcrutinizer, Tito Martino Jazz Band, (AJAC 4) André Juarez & André Christóvam Quarteto, entre outras. É regente do Grupo Azul do CORALUSP, líder do André Juarez Quarteto (MPB e latin-jazz), da banda Le Petit Comité (jazz-rock), e do grupo Gato Preto (choro). Em 2021 seu CD “Azul” ficou em primeiro lugar na seleção de vibrafonistas / Jazz Station / Blog do Souteiro.  André Juarez é artista exclusivo Pôr do Som e Alves Instrumentos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Ícone do Instagram Branco
bottom of page